segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Eleitor Preguiçoso

  “O Brasil não cobra vergonha na cara de ninguém. Ato contínuo… ninguém tem vergonha na cara. Vejamos mais esta:
  O ex-presidente Lula, atoladíssimo em escândalos provados e comprovados de corrupção, investigado em sabe-se lá quantos inquéritos e denunciado em sei lá quantos processos, foi convidado — e aceitou — para a cerimônia de posse da ministra Carmem Lúcia na presidência do STF.”
___________________________________________
  Quem não confia no STF ... tem mais um motivo para usar a INTELIGÊNCIA.

  A PRIMEIRA COISA É PRESSIONARMOS POR VOTOS IMPRESSOS NAS URNAS ELETRÔNICAS.

  A SEGUNDA É PRESSIONAR POR VOTO FACULTATIVO.

  Depois é não votar em ninguém que tenha “historias cabeludas” muito mal explicadas.

  Muitos boatos são espalhados sobre todos os políticos.
  Se você depois de analisar bastante chegar à conclusão que o político realmente foi corrupto e/ou incompetente, não vote nele.

  Na hora do voto você é o juiz.

  Se você é um eleitor preguiçoso tenho uma sugestão que eu mesmo pretendo seguir.
 
  Tenho votado nos mesmos vereadores e deputados faz alguns anos.
  Que eu saiba nenhum deles fez nada grave que justifique eu mudar meu voto.
  Mas alguns já estão no quarto e quinto mandato.
  O Brasil precisa de uma renovação política, mas nosso sistema eleitoral não favorece.

  Quero o voto distrital, mas enquanto ele não vem o que a lógica sugere para tentarmos uma renovação?

  Vamos usar o voto de legenda.

  Pesquisar sobre o candidato a prefeito é mais fácil que pesquisar sobre os inúmeros vereadores.

  Aqui em Campinas meu candidato a prefeito é 40.
  Pretendo votar nessa legenda.
  Vou eleger desconhecidos?
  Sei lá, pelo menos caso meu candidato ganhe terá maior apoio político na câmara para tocar os projetos.
  No mais é acompanhar as notícias, se o vereador eleito desconhecido pisar na bola ficarei sabendo.
  Agora que dispomos das Redes Sociais é importante elogiar o político que faz algo louvável e questionar o que faz algo reprovável.
  Não vai ser interessante para os partidos ter indivíduos com baixa popularidade em suas legendas.

  Claro, se você conhece muito bem um candidato a vereador e admira seu trabalho ... vote nele independentemente de partido.

  No meu caso é uma questão de princípio.

  Um cidadão que fica muito tempo na câmara sai fora da realidade.

  Se eu tivesse poder limitaria o mandato de deputados e vereadores a uma reeleição.
  Ficaria assim:
  O cidadão foi eleito fica 4 anos.
  Conseguiu a reeleição fica mais 4 anos.
  Para vereador fica inelegível por 4 anos.
  (pode se candidatar a outros cargos, deputado, governador, senador, presidente)

  Em nossas cidades temos muitos políticos “profissionais”.
  Não tenho nada muito contra isso, se o indivíduo tem talento para política que faça bom proveito.
  Entretanto é bom afasta-lo da câmara por 4 anos, para dar chance ao novo ou para esse político arejar as ideias.

  O mesmo serve para deputados.
  Concentre-se em eleger um bom Governador, vote na legenda para lhe dar sustentação política.
  Exalte os bons e denuncie os ineficientes.

  E para Presidência?
  O raciocínio segue a mesma linha.
  Escolha um bom presidente e vote na legenda para que ele tenha boa sustentação política.
  No entanto, no caso de Senadores e Deputados Federais espera-se que seja um pessoal experiente, mais conhecido, com um histórico de realizações.
 Principalmente no caso de Senadores vale a pena muito cuidado e pesquisa.
  Eles são eleitos por 8 anos e tem grande poder.

  Você não quer a Judicialização da política?

Judicialização - Quando se tenta resolver uma contenda, um conflito, se não conseguir por meios de acordo, entra-se com uma judicialização para que o juíz determine uma sentença, um resultado para tal contenda.
 
  Eu também não.

  O caminho é melhorarmos nosso voto e por consequência a política.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nenhum comentário: