sábado, 16 de setembro de 2017

Hitler NÃO ganhou as eleições

  O que aconteceu foi que nenhuma maioria se formava, e os "governos de iniciativa presidencial" (como em Portugal) caiam em poucos meses.

  Então HITLER FOI NOMEADO CHANCELER, num governo composto pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e pelo Partido Nacional-Popular.
 [Mesmo esse governo estava longe da maioria parlamentar]

   Esta nomeação só ocorreu após grandes manobras de bastidores, em que o ex-chanceler Franz von Papen e pessoas influentes da Sociedade alemã convenceram o Presidente Hidenburg a nomear Hitler.

Entretanto, foram convocadas novas eleições para Março de 1933.

  Embora os Nazistas tivessem a maior parte dos ministros no governo nacional, Herman Goering era o Ministro do Interior do Governo regional da Prússia (controlava a polícia) e deu "luz verde" para que as milícias nazis (as SA e as SS) impedissem a oposição de fazer campanha.

  Em 27 de Fevereiro, o parlamento foi incendiado.

  Na madrugada de 28, começaram as prisões em massa de opositores, e, ainda nesse dia o Presidente Hidenburg concedeu poderes a Hitler para suspender as liberdades civis "até posterior notificação".

  Em 5 de Março de 1933, finalmente, os nazis conseguem a maioria dos votos, mas Hitler já era "ditador" há, pelo menos, quase uma semana.

 No entanto, nem mesmo esta vitória (obtida num ambiente de prisões e violência arbitrárias) foi decisiva – O partido Nazista não obteve os 2/3 suficientes para alterar a constituição e impor uma "ditadura definitiva".



    




____________________      

Nenhum comentário: